Três motivos por que a adoção do blockchain e da bitcoin é inevitável

Por Assessoria de Imprensa

Eliminação de intermediários e maior dinamismo prometem otimizar indústria de compensação e liquidação

 

Um relatório chamado “Pagamentos Digitais do Consumidor – EUA”, emitido esse mês por Stephen Sohn, analista da Moody’s, garantiu ao setor de pagamentos que o blockchain é uma “ameaça distante”. O texto reconheceu que a tecnologia é disruptiva e representa uma ameaça competitiva ao setor, que já começa a mudar o horizonte de pagamentos nos Estados Unidos. Entenda:

1) Menos necessidade de intermediários

O blockchain é uma cadeia de blocos de informação criptografada que formam um banco de dados. O sistema eventualmente poderá reduzir a necessidade de plataformas intermediárias que hoje em dia aprovam, verificam e concretizam pagamentos.

 2) Descentralização torna o sistema mais dinâmico

Embora ainda tenha participação limitada no atual ciclo de pagamentos ‘mainstream’, a bitcoin é uma criptomoeda desenvolvida como sistema de pagamento alternativo, eliminando a necessidade de uma instituição centralizada que aprove ou não as transações.

3) O blockchain irá transformar e beneficiar os serviços financeiros 

Num relatório à parte, escrito dessa vez pelo diretor executivo da Moody’s, Sean Jones, o grupo reconheceu que o blockchain tem “benefícios e aplicações em potencial” que vão além da Bitcoin. Segundo Jones, a tecnologia deverá transformar a indústria de compensação e liquidação, e pode “promover a transparência das transações, aumentar a segurança dos dados e reduzir riscos de  falhas”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *