Cinco razões pelas quais Bitcoin é dinheiro de verdade

Por Assessoria de Imprensa

As moedas digitais talvez sejam o melhor modelo monetário que o ser humano já desfrutou 

Grosso modo, até hoje entende-se por dinheiro uma moeda soberana emitida pelo governo, embora, ao longo da história, as civilizações tenham usado muitas formas diferentes de moeda corrente. Para que algo seja considerado dinheiro, é preciso ter as seguintes características (e a bitcoin tem todas!):

 

1) Escassez: é necessário haver uma oferta finita de dinheiro para que a moeda mantenha seu valor. Não importa quanto tempo passe, haverá apenas 21 milhões de bitcoins, e hoje nenhuma pessoa pode criar mais unidades da moeda virtual. Essa é uma regra característica da rede blockchain, e garante um grau bastante elevado de segurança. Para uma mudança nessa norma, todos os usuários teriam que chegar a um consenso primeiro.

2) Durabilidade: as moedas digitais não amassam, não rasgam e nem quebram. Mas você pode adquirir os mais variados itens físicos por meio delas, seja um imóvel ou um café.

3) Fungibilidade: como a origem de cada bitcoin pode ser rastreada, o histórico de moedas que passaram por carteiras de serviços considerados desfavoráveis pode soar menos atraente para alguns clientes. Por conta disso, algumas unidades do dinheiro eletrônico podem ser vistas como mais valiosas por estarem “limpas”, ou seja, por não carregarem um histórico ruim.

4) Divisibilidade: cada bitcoin é divisível por 8. Um Millibit equivale a 0,001 bitcoin, um Bit representa 0,000001 bitcoin e um Satoshi vale 0,00000001 bitcoin. Isso garante que, mesmo numa escala global, as pessoas possam realizar transações com apenas frações de bitcoin. Se o valor do bitcoin continuar crescendo, é provável que o gasto casual do dia a dia aconteça em bits e millibits.

5) Portabilidade: um bitcoin pode ser armazenado no seu telefone, tablet, computador ou mesmo numa carteira física específica para bitcoins. A moeda digital não pesa nada e não gera qualquer tipo de fricção. É muito mais prática do que carregar ouro ou até mesmo uma carteira cheia de dinheiro por aí. Esta facilidade poderá fortalecer relacionamentos na economia global e agilizar a construção de negócios multinacionais.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *